Montagem de Presépio – 14

Presépio 2022

Etapa 01 – Além do móvel da cristaleira antiga, usei também uma mesa pequena oval para tornar um pouco maior a base do presépio. Cobri tudo com o tecido verde de algodão para forrar os móveis, pois o outro tecido que vai ser usado por cima deste é mais aberto, e deixaria aparecer o que estivesse por baixo.

Etapa 02 – Uma caixa de papelão é cortada para dar forma inicial à gruta.

Etapa 03 – Algumas caixas e pedaços de papelão cobertos com plástico-bolha enrolado (tudo bem afixado com fita colante) são colocados de maneira que sirvam para fazer a base da gruta e das montanhas.

Etapa 04 – Ao cobrir com o tecido juta, com a ajuda de alfinetes, fui moldando todo o cenário do presépio. Percebi que a gruta ficou muito rasa, nela não caberiam todas as peças necessárias. Tive então que acrescentar outro papelão para aumentar a profundidade do espaço. Cobri esta parte com outro pedaço menor de juta.

Etapa 05 – Aqui dá para ver como ficou este aumento.

Etapa 06 – Para cobertura “vegetal” da paisagem, foi usado musgo seco, comprado em floricultura. Embora tenha custado relativamente caro, valeu a pena, pois ficou bonito, foi prático de usar e guardei para usar em outros presépios.

Etapa 07 – Para um toque alegre e bem bonito, usei flores secas coloridas colocadas atrás dos morros e da gruta.

Etapa 08 – A colocação final das peças do presépio pode ser completada com detalhes como o feixe de lenha amarrado (na verdade foi formado pelas hastes cortadas das flores secas, que eram muito compridas), um poço de água, alguns patos e ovelhas, velas artificiais acesas dentro da gruta que dão vida e graça à cena.