Idéias solidárias

Quantas vezes temos vontade de ajudar a melhorar o mundo … mas não temos ideia de por onde começar?

Aqui propomos começar com coisas pequenas mesmo … elas podem ser  bem sucedidas, pois serão demonstração de amor ao próximo … Poderão ser o começo de ações maiores, e também servir de incentivo a outras pessoas, gerar um oceano de boas iniciativas, a partir de uma simples ação!

Seguem sugestões de ações do bem, idéias solidárias, já realizadas e outras apenas sonhadas … Use e abuse, sugira novas idéias…

 

BONECOS PARA CRIANÇAS INTERNADAS EM HOSPITAISBonecos 01 comp

Já imaginou a alegria de uma criança que está internada em um hospital, ao receber um presente carinhoso no dia de Natal? 

Esta foi a motivação que nos levou a confeccionar pequenos bonecos de pano, com duas  mudas de roupa, para que elas se distraíssem brincando.20130807_161433comp

Para despertar mais interesse, alguns bonecos estavam vestidos com o uniforme da seleção do Brasil.

Deixávamos que escolhessem o que preferiam.

Ficou com vontade de fazer também estes cabeludos?

Aqui postamos os moldes e explicações passo a passo.

Clique p/ ver passo a passo: em construção …

 

TRABALHOS EM LÃ PARA NECESSITADOS, moradores de asilos, entre outros.

Sapatos de lã em tricôJpeg

A partir de um presente recebido, que foi muito útil e gostoso de usar no inverno, veio a ideia: se para mim foi tão bom, como poderia ser maravilhoso para pessoas que vivem em asilos, ainda mais se os fizéssemos bem caprichados, em diversas cores, e os entregássemos como um presente embrulhado em saquinhos transparentes, afim de poderem escolher a cor preferida!Jpeg

Faríamos uma visita, procurando aquecer também seus corações, com um pouco de companhia a quem se sente muitas vezes bem solitário… Deu certo, e teve muita coisa boa agregada a esta atividade: muitas pessoas que estavam se sentindo tristes e entediadas passaram a vibrar ajudando a confeccionar estes sapatos de lã, logo se tornando mais alegres, por ocuparem dessa forma o seu tempo livre. O modelo é fácil de ser aprendido e executado, e não gasta muita quantidade de material.

Clique aqui para ver a receita dos Sapato de lã em tricô.

 

Cachecol de lã em tricô Jpeg

Como fez sucesso a produção de sapatos de tricô em lã, resolvemos diversificar, a pedido de diversas velhinhas que os receberam, e disseram que gostariam de ganhar também um cachecol. Foi procurada uma receita que fosse fácil de fazer, e não dispendesse muito material, para que o trabalho pudesse ser levado a mais pessoas necessitadas. Sempre é bom escolher cores variadas de lã, que possam atender aos gostos destas pessoas, tanto para homens, como para mulheres.

Clique aqui para ver a receita do Cachecol de lã em tricô.

 

Cachecol de tecido
Como o frio chegou mais rápido do que o esperado, sentimos urgência de finalizarmos o número necessário Jpegde cachecóis para atender os 32 velhinhos de um asilo que estávamos planejando visitar (tínhamos somente 19 cachecóis de lã prontos). A solução foi apelar para um tipo mais simples e rápido de cachecol, o feito com tecido.

Rapidamente fomos às lojas e compramos o tecido conhecido como “soft”,  cortamos no tamanho desejado, e colocamos umas franjas para dar um acabamento mais condizente, para que não ficasse sendo simplesmente um pedaço de pano. Deixamos sempre que nossos velhinhos decidam por livre escolha  o cachecol e a cor que preferem e, para surpresa nossa, muitos optaram por escolher justamente estes de tecido, que acharam bem quentinhos e macios.

Quando fazemos com amor, as soluções aparecem e tudo dá certo no final!

Clique aqui para ver a receita do Cachecol de tecido.

 

Gorros de lã
Existe uma necessidade real de DSC00553 compgorros de lã para o uso de pessoas (tanto adultos como crianças) que precisam fazer tratamento de quimioterapia. Neste tipo de tratamento os cabelos caem, e então torna-se necessário cobrir a cabeça não só  por motivo estético, mas também com o fim de agasalhar, pois a ausência de cabelos causa bastante frio.

Para atender esta demanda, e também a de velhinhos que muitas vezes, em consequência de problemas relacionados com a idade, possuem cabelos muito finos e ralos, pesquisamos para encontrar uma receita de fácil execução em tricô. E aqui abaixo mostramos esta receita, facílima e que não gasta muito material. Dependendo da espessura da lã, e da agulha, o tamanho se ajusta a muitos tamanhos de cabeça.

Clique aqui para ver a receita do Gorro de lã.

 

Luva sem dedo – Para quem faz quimioterapiaIMG_20160714_170031

Todos os pacientes de câncer que fazem quimioterapia sentem muito frio enquanto a dose está sendo aplicada. Esta luva ajuda a dar mais conforto nesta hora difícil.

Clique aqui para ver a receita desta Luva.

 

Quadrados perfeitos – Para confecção de mantasJpeg

Pessoas idosas e pacientes que necessitam usar cadeiras de rodas foram nossos “alvos” nesta campanha para receber mantas confeccionadas com a técnica dos “quadrados perfeitos”.

Algumas de nossas colaboradoras preferiram confeccionar os quadrados em croche.Jpeg

 

Clique aqui num link que explica como fazê-los em tricô.

 

 

BRINQUEDO PARA CRIANÇAS QUE PRECISAM FAZER REPOUSO, no hospital ou em casa 
Usando revistas velhas, procure e recorte figuras de várias cabeças, tanto de pessoas como de animais. Faça o mesmo com figuras de corpos e de pés ou pernas .

Cole estas figuras em papel resistente ou papelão. Recorte-as novamente.20130807_160713comp

Pronto este material, pode ser começada a brincadeira:

Tente juntar de modo engraçado as três partes, a seu gosto, dando risada ao se deparar com o ser estranho formado pela junção, por exemplo, de uma cabeça de homem, com um corpo de ave e pés de mulher com salto alto…

20130807_155539comp          20130807_155027comp

Para facilitar o uso deste brinquedo por crianças que estão acamadas, forre  internamente com feltro  a tampa da caixa em que ficarão guardadas as figuras recortadas.Caixa c feltro 1 comp

Estas figuras devem receber pequenos pedaços de lixa ou de velcro na parte posterior, para que facilmente  possam aderir ao feltro.

Caixa c feltro 3 compCaixa c feltro 2 comp

Desta forma  fica mais fácil brincar, colocando as peças de maneira que se formem estas combinações tão engraçadas .

Outras ideias:
1) Coloque rostos de familiares e amiguinhos da criança na coleção de figuras (faça xerox das fotos), pois ficará bem mais divertido e ainda ajudará a matar a saudade destas pessoas, sentindo-os mais presentes em seu dia a dia.
2) A caixa pode ser separada internamente em 3 partes para a criança ter facilidade de encontrar os recortes das figuras de cabeças, dos troncos e dos membros inferiores.

 

AJUDANDO A QUEM NÃO VÊ, SEM SAIR DE CASA!
Muitas vezes não valorizamos tantas coisas que fazemos com grande facilidade, nem pensamos no grande  problema que seria se fossemos impedidos de continuar fazendo aquilo, por doença, ou qualquer outra fatalidade! Exemplo: se ficássemos cegos… como poderíamos continuar a saborear tantas lindas histórias que lemos? Já imaginou ter que depender da boa vontade e do tempo de alguém, para continuar a ter este prazer? Sugestão de atividade solidária, que pode atender a tantas pessoas nesta situação, e ainda… fazer um estoque de materiais que pode vir a servir a você mesmo, se necessitar: grave suas histórias preferidas,  vá fazendo isso calmamente, e logo sua áudio biblioteca irá crescendo! Depois, faça cópias e presenteie a Associação dos Cegos! Eles irão adorar ! Eles também gostam quando se faz gravação de livros didáticos, pois muitos portadores de deficiência visual querem estudar e é mais fácil fazer isto escutando do que lendo com as pontas dos dedos… E nem todos os livros necessários a eles já foram editados em braile..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *