Dramatizações teatrais

A força do teatro na difusão de ideias, é incontestável. Está demonstrado este poder na História, quando os ideais da Revolução Francesa foram semeados entre o povo através de apresentações teatrais realizadas nas fazendas, pelo país inteiro…  Liberdade, igualdade e fraternidade se tornaram os ideais de todos …

Que tal reforçar a prática de bons 20140709_113911 compprincípios através de dramatizações teatrais? Esta ideia foi posta em prática numa escola particular católica (Centro Educacional Menino Jesus) em Florianópolis SC, durante vários anos, com a colaboração do “Clubinho dos Amigos do Rosário“.(saiba mais sobre o Clubinho)

Aqui mostramos diversos destes textos originais e alguns adaptados de histórias bíblicas. Além dos textos, sugestões de cenários, figurinos e objetos de cena e efeitos especiais.

 

          TEXTOS E ROTEIROS DIVERSOS (SINOPSES):

 

TEMPOS DIFÍCEIS
Sinopse:  A história se passa em uma sala, onde o casal está assistindo televisão, mas se revolta porque as notícias são todas negativas, tentam trocar de canal, assistir filme, novela, mas em tudo a violência está presente. Até na vizinhança ocorre um assalto, que fere o amigo vizinho, que vem relatar o fato. Então são avisados de uma entrevista que vai ocorrer em um programa conhecido, e que os anima. Será que este nosso mundo ainda pode se tornar um bom lugar para viver?
Veja aqui o roteiro, falas e orientações de Tempos Difíceis.

 

SER PROFESSORA É …
Sinopse: Esta dramatização foi  inspirada  naquela famosa sequência de frases sobre o amor, intitulada “Amar é…” e se propõe a homenagear as professoras de forma divertida , em uma festa na escola.
Fazendo interpretações de forma meio cômica, as crianças salientam as principais características de uma professora , sejam elas novatas ou mais experientes.
Veja aqui o roteiro, falas e orientações de Ser Professora é…

 

SER MÃE É …
Sinopse: Esta dramatização foi  inspirada  naquela famosa sequência de frases sobre o amor, intitulada “Amar é…” e se propõe a homenagear as mães de forma divertida , em uma festa na escola, ou em qualquer outro lugar.
Tanto as professoras podem interpretar as diversas cenas, como só as crianças, mas achamos melhor fazer isto de forma  misturada, como no texto  que aqui está apresentado.
Fazendo interpretações de forma meio cômica, salientam-se as principais características de uma mãe, seja ela de primeira viagem, ou mesmo as mais experientes.
Veja aqui o roteiro, falas e orientações de Ser Mãe é…

 

BATIZADO DE BONECA À MODA ANTIGA
SinopseRelato de uma brincadeira de antigamente, que ocorria  entre crianças moradoras da Ilha de Santa Catarina e arredores, muito interessante e que foi observada por Franklin Cascaes, famoso folclorista catarinense. Ao ser perguntado sobre tipos antigos de brincadeira que nos poderia sugerir para realizarmos com as crianças  em uma comemoração do Dia do Folclore na escola, explicou esta, de um batizado de boneca. Porém frisou que não deveríamos cometer um erro comum nas festas juninas, quanto ao traje dos participantes: colocar remendos nas roupas, pois sempre os nossos “manezinhos” procuraram usar suas melhores roupas para as festas. Após a realização do batizado, no pátio da escola, foi servida uma mesa de doces típicos trazidos pelos alunos e depois começou o baile, com todo mundo dançando, até a Diretora.
Mas confesso que o baile foi por nossa conta…não fazia parte da brincadeira relatada por Franklin Cascaes. Mas foi um sucesso…difícil  foi levar as crianças de volta para a sala de aula…
Veja aqui o roteiro, falas e orientações do Batizado de Boneca.

 

           TEXTOS E ROTEIROS RELIGIOSOS (SINOPSES): 

 

ENCENAÇÃO DE NATAL
Sinopse:  História do nascimento de Jesus, desde a chegada de José e Maria a Belém, até a chegada dos Reis Magos para visita-los. A dramatização foi projetada para ser ambulante,  apresentada pelos corredores de um Hospital, diversas vezes em seguida, pela ocasião do Natal. Os pacientes e seus familiares foram  avisados com antecedência, e assistiram às cenas  em frente às portas de seus quartos. Esta dramatização pode ser adaptada para execução em um palco, com vantagens, pois o cenário fixo pode ser  melhor preparado , e a música pode ser tocada mais alto.
Veja aqui o roteiro, falas e orientações de Encenação de Natal.

 

A CASA NO ROCHEDO
Sinopse:  Um Pai bom e generoso explica aos seus dois filhos sobre a importância de construírem suas casas com segurança, utilizando bons materiais e escolhendo bem o terreno sobre o qual irão colocar os alicerces para suas edificações. Um dos filhos obedece às orientações do Pai, e o outro negligencia a construção, e o resultado disso é que a casa do filho mais velho resiste a uma forte tempestade, e a do filho mais moço desaba. O texto é inspirado em uma parábola de Jesus (Mateus 7, 24 – 27), que visa ensinar que devemos construir todos os nossos projetos de vida sobre os alicerces firmes  das virtudes.
Esta dramatização foi projetada  para apresentação  durante uma missa realizada num ginásio coberto em uma festividade de um colégio, mas pode ser adaptada para realização em um palco, ou igreja.
Veja aqui o roteiro, falas e orientações de A Casa no Rochedo

 

CONFIEMOS NA BONDADE DE DEUS
SinopseUma zelosa avó explica a seus netos como podemos conseguir de Deus  o que precisamos, se soubermos pedir ! Comparando uma das parábolas de Jesus com uma historinha que se desenrola  no palco, as crianças compreendem o que a avó está querendo dizer.
Veja aqui o roteiro, falas e orientações de Confiemos na bondade de Deus.

 

HISTÓRIA DE UM PAI MUITO BOM
Sinopse: Um Pai muito rico e bondoso resolve fazer um teste com seus filhos, para avaliar sua capacidade de reconhecer  a vida maravilhosa  que já possuem , e de aproveitar as oportunidades de crescimento com as condições extraordinárias que lhes oferece. Os filhos são mandados em uma viagem, que será seu decisivo teste. Observando que a maioria dos filhos não está à altura do desafio, a Mãe pede licença para intervir, e o Pai lhe concede, porque também Ele os ama acima de tudo.
Veja aqui o roteiro, falas e orientações de História de um pai muito bom.

 

UMA HISTÓRIA CHEIA DE AMOR (A vida de Nossa Senhora)
Sinopse:  A história contada nesta dramatização abrange os  principais acontecimentos daSite maio 2015 012 vida de Maria, desde a infância até sua ida para o Céu, onde foi coroada  por seu filho Jesus, como Rainha do Céu e da Terra.                          Alguns acontecimentos são só relatados pelo Narrador, para que a dramatização não seja longa demais, e difícil de realizar por que demandaria muito mais personagens e cenários. Foi adaptada para o palco, pois sua apresentação original aconteceu no pátio de um colégio. Músicas e efeitos especiais ajudam na compreensão desta história cheia de amor.
Veja aqui o roteiro, falas e orientações de Uma história cheia de amor.

 

ENTENDENDO MELHOR O QUE ACONTECE NA MISSA
Sinopse: Uma família católica que não costumava  ir assistir a santa missa, preferindo outras atividades, fica bem interessada na informação de uma vizinha que vem lhes contar que o Papa Francisco fará uma viagem para a cidade deles ,incógnito. A oportunidade parece vir atender aos  pedidos feitos a Deus  pela avó daquela família que quer que todos os seus entendam o imenso valor que uma missa tem. E esta avó consegue, através da amiga vizinha, que irá hospedar o Papa em sua casa de praia, que o próprio chefe da Igreja Católica consiga convencer aquela família desta grande verdade.
Veja aqui o roteiro, falas e orientações de Entendendo melhor o que acontece na missa.

 

A HISTÓRIA DO ROSÁRIO
Sinopse: O Rosário é uma oração poderosa, e sabemos que é a  predileta de Nossa Senhora. Esta dramatização conta a história e força desta oração, que levou muitos anos para se transformar na  maneira de rezar  atual. Recentemente foi acrescido pelo Papa João Paulo II, mais um tipo de mistérios a ser  meditado, durante a recitação do rosário completo.  Antes eram 15, e agora são 20, pois os mistérios Luminosos vieram para completar a meditação que se faz sobre a vida de Jesus e de Maria, sua mãe.
Veja aqui o roteiro, falas e orientações de A História do Rosário. (Em construção …)

 

O REINO DE DEUS
Sinopse: Através de parábolas, Jesus procura fazer com que sejam melhor compreendidos seus ensinamentos. Ele compara o20140709_113455 comp Reino  de Deus a uma semente de mostarda (conhecida como a menor delas) que ao ser plantada cresce até um grande tamanho, ao ponto das aves virem fazer ninhos entre seus ramos. Também o Reino de Deus é comparado ao fermento que faz crescer a massa do pão. Nesta dramatização, que foi realizada num ginásio coberto (durante a missa de comemoração do aniversário do Colégio), são representadas estas transformações, com efeitos especiais que impressionam pelo interessante impacto.

Veja aqui o roteiro, falas e orientações de O Reino de Deus.

 

                            OUTRAS IDEIAS:

 

TEATRO DE SOMBRAS
Eu havia visto em alguma revista antiga referências ao teatro de sombras, e aquilo ficou presente na minha cabeça, remoendo para encontrar uma maneira de aproveitar a ideia em uma atividade na biblioteca. Foi quando uma professora veio me pedir ajuda para realizar uma apresentação com sua turma, durante um acantonamento que ia acontecer em breve numa cidadezinha próxima.
Resolvi passar para ela a ideia do teatro de sombras : deveriam usar um lençol branco bem esticado, com projeção de luzes por detrás dele. Ali então transcorreria a dramatização que pensavam apresentar. A figura de um professor que tinha longos cabelos ficou ótima, representando Jesus. O sucesso foi tão grande, que também apresentaram a dramatização para o restante das turmas do colégio, logo que foi possível.
O interessante desta forma de teatro é que, apesar de aparecerem só os contornos dos atores, ou talvez justamente por causa disto,  a apresentação torna-se muito atraente para a plateia.
Se desejar fazer uma apresentação mais intimista, podem ser utilizados bonecos recortados em papel preto, e colados em palitos compridos, tipo aqueles usados em churrasco. Um pequeno palco deve ser montado, com o tecido branco esticado, não esquecendo de colocar as luzes em boa posição para dar a melhor visualização das sombras possível. O palco pode até ter cortinas que se fecham ao terminarem os atos, ou use o recurso de apagar as luzes para indicar isto. As pessoas que manipulam os bonecos não devem ser visualizadas.
Utilize falas simples, que contem uma história curta. Lembre que as pessoas sempre gostam de cenas engraçadas, elas podem ser encaixadas mesmo quando se quer passar mensagens sérias, afim de não se tornar uma apresentação muito pesada, ou tediosa.

 

VIAGEM AO TEMPO EM QUE JESUS VIVIA
Após ler com muito entusiasmo o primeiro volume da série de livros de JJ Benitez chamada Cavalo de Troia, resolvi escrever e montar uma dramatização inspirada nesta narrativa. O principal objetivo era mostrar a vida de Jesus de forma bem humanizada, bem próxima da simplicidade que sempre foi o jeito de viver que Ele preferiu.

Conforme é apresentado no início da série Cavalo de Troia, dois astronautas viajam no tempo e presenciam fatos da vida de Jesus , numa operação ultra-secreta . Album 02-010 compNa nossa dramatização, utilizamos o disco voador que havia sido doado para a biblioteca por um grupo teatral que havia encerrado suas atividades na cidade, para representar esta viagem ao passado.

Após a chegada ao passado, representaram-se vários momentos da vida de Jesus, tanto na sua vida particular, entre os amigos e parentes, como em sua vida pública, já exercendo sua missão para a salvação dos pecadores.

Foi uma apresentação bem trabalhosa, (realizada no palco do Colégio Catarinense) pois era muito diversificada, e exigiu muita organização.

Veja aqui o roteiro, falas e orientações de Viagem ao tempo em que Jesus vivia 
(Em construção …)

 

A GRAVATA DO NONÔ (adaptação de uma história infantil)
Sinopse:  Nonô era um elefante muito simpático que tinha uma namorada que lhe deu um presente que ele não gostou. O motivo de ele não ter gostado: a gravata era escandalosamente feia e grande demais. Para não desagradar a namorada, Nonô tentou várias vezes “perdê-la” mas sempre ela era achada e devolvida a ele. Cenas muito engraçadas e um final surpreendentes garantiram o sucesso entre as crianças, principalmente porque professoras, alunos e mães representaram os personagens. Infelizmente, foi perdido o texto desta dramatização. Se eu o conseguir futuramente, sem dúvida o publicarei aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *