Dia dos Professores

LIVROS MINIATURAS

Jpeg

Por ocasião do Dia dos Professores, foi lançado um concurso para que eles participassem. Era um concurso diferente, pois deviam confeccionar mini livros, para expor em uma das prateleiras inclinadas da biblioteca, bem na entrada da mesma. O material era oferecido já cortado, para que o trabalho ficasse mais fácil, e diversos exemplos mostravam o que se esperava. As dimensões exigidas eram de 4x4cm , e o número de páginas, variava de acordo com o desejo dos participantes. Eram manuscritos, e podiam ser ilustrados e coloridos. As crianças ficavam observando, e vibravam com a produção de suas professoras. Os adultos também visitavam a exposição, pelo inédito da atividade.

 

PROFESSORES RETRATADOS EM BONECOS 

Em outra atividade realizada para comemorar o Dia do Professor, foram escolhidos por sorteio, dois alunos de cada professor, para que viessem à biblioteca em horários previamente combinados, afim de ali montarem um boneco com a aparência dele e um cartão.

Tia Diva

Tudo isto foi exposto depois na biblioteca e, no Dia do Professor, entregue a eles em nome de toda a classe. Em um canto reservado da biblioteca, estava à disposição das crianças farta quantidade de materiais, como papeis coloridos, tecidos,  fios de lã, lápis e canetas coloridas, botões, contas e lantejoulas, cola, tesouras, e o principal: bonecos de papel resistente, já recortados, todos iguais, com altura de 25 cm  que serviam de base para o trabalho.

A exposição ficou superinteressante, e agradou a todos, até a Diretora, que também foi homenageada.

Veja aqui o Molde do Boneco.

 

ADIVINHEM QUEM É …

Outra sugestão para  comemorar este dia foi solicitar aos professores que trouxessem para a biblioteca fotos de quando eram crianças. Com estas fotos e flores recortadas de bonitos papeis de presente, um caprichado mural foi montado, com as fotos enfeitadas por flores.

Advinhe quem é 1 compCada foto recebeu um número, para que as crianças pudessem tentar identificar qual era a da sua professora, e também quem poderiam ser as outras. Perto deste mural, foi colocada uma lista em ordem alfabética com o nome de todas as professoras. Um espaço ao lado de cada nome estava disponível para a colocação, pela criançada, dos números das fotos. Desta forma, podia ser avaliado depois o grau de acertos dos participantes.

Para evitar que as professoras dessem pistas para serem mais facilmente descobertas pelos seus alunos, havia prêmios para as que não fossem identificadas.

 

DESENHE COMO VOCÊ VÊ SEU PROFESSOR  

Materiais para desenho e pedaços de papel cortados do mesmo tamanho (12×10 cm, com furos na lateral esquerda), foram deixados à disposição dos alunos na biblioteca, para  que desenhassem como viam a sua professora. Depois, as bibliotecárias montaram os mini livrinhos,  que receberam capas caprichadas, onde foram bordados em ponto de cruz os nomes das professoras.Caderno bordado comp

Todas as crianças deviam participar, e isso era controlado com o auxílio da carteirinha de empréstimo dos livros, onde se marcava quem já havia produzido sua “obra de arte”. Desta forma ao final, cada professora tinha ideia de como todos os seus alunos a viam.

 

DIA DAS PROFESSORAS-MÃES

Muitas professoras também são mães, então colocamos no mural um enorme coração vermelho e por detrás dele uma linda gravura de Nossa Senhora. Preparamos diversos bonequinhos de papel, meninos e meninas com 7 cm de altura, e os colocamos à disposição das professoras, para que colocassem seus filhos sob a proteção de Maria.

Dia das mães - Professoras 1 compA proposta era cada uma pegar tantos bonequinhos quantos filhos tivesse, e colocasse o nome dela no peito dos mesmos, e depois os colassem naquele coração. Assim, todos podiam facilmente ver quantos filhos e filhas cada professora tinha. Esta atividade despertou bastante interesse.

E eu tive a prova de como realmente Dia das mães - professoras 3 compNossa Senhora levou a sério aquele pedido de proteção, pois na noite seguinte após eu ter colocado meus bonequinhos lá, meu segundo filho escapou de um acidente de moto que poderia ter sido muito grave, só com arranhões no braço e com a manga do seu blazer estraçalhada.

Obs.: No ano seguinte realizou-se novamente esta atividade, permitindo-se às crianças também participar, se assim o desejassem, colocando o nome de suas mães em coraçõezinhos previamente recortados, em volta do coração grande. Para que ficasse bem diferente do ano anterior, e ainda mais bonito, os coraçõezinhos eram colocados em meio a uma profusão de flores coloridas recortadas, formando um lindo painel, onde estava escrito: Mãe do Céu, cuida dos nossos filhos e de nossas mães!

Veja aqui o Molde dos Bonecos (meninos e meninas).  

 

CRIAÇÃO E EXPOSIÇÃO DE MINI-QUADROSExposição de mini-quadros001

Por ocasião do Dia do Professor e do Dia da Criança professores e alunos foram convidados a participar de um concurso original: a criação de mini-quadros, com o tamanho de 2×2 cm.

Um exemplo estava exposto, e o material no tamanho exato era fornecido. Papeis cortados estavam à disposição, e também lápis deJpegcores diversas. As molduras prontas, em diversas cores eram colocadas pelas bibliotecárias, na hora da entrega dos desenhos.

Foi um sucesso, com muitas obras de arte expostas e com muitos visitantes curiosos que, além de apreciarem, podiam votar naqueles quadros que considerassem mais bonitos. Dois prêmios foram concedidos, um para a professora e outro para o aluno  vencedores: dois quadros  inteiramente feitos de chocolate. A biblioteca foi toda decorada com flores de papel, nesta ocasião.

 

SABOROSO DIA DOS PROFESSORESConvite - carta enigmática001 comp

Cada professor(a) do colégio recebeu um convite bem original, em forma de Carta Enigmática, para que viesse à biblioteca buscar seu presente pelo Dia dos Professores.

Biblioteca Dúvida002

As bibliotecárias haviam preparado, com muito capricho, um Caderno de Receitas Especiais para cada professor(a), com a seguinte proposta, que já vinha explicada na primeira página:

Livro de receitas - professoras001 comp

Após esta página manuscrita (nesta época não havia a facilidade dos computadores) as bibliotecárias escreveram sua receita favorita na primeira de diversas páginas em branco (emolduradas manualmente).

Livro de receitas - professoras002 comp

 

 

 

 

 

 

 

Obs.: Como haviam bem menos bibliotecárias do que professores, cada uma escrevia sua receita preferida em vários cadernos diferentes, de tal forma que completasse o número total necessário para que todos os professores recebessem o seu presente. As demais folhas em branco eram para ser preenchidas com as receitas preferidas de suas colegas professoras que também trabalhavam no mesmo colégio.

 

“VIVA O PROFESSOR”  

Homenagem aos professores em que os mesmos eram convidados a comparecerem à biblioteca, onde “colhiam” a fruta deViva o professor001 comp sua preferência no mural. Fizemos uma laranjeira, um limoeiro e uma macieira para agradar a todos os gostos. A fruta era substituída por um coração com o nome de quem a colheu, sabendo-se desta forma facilmente o nome de quem faltava participar.

De presente para as professoras, cada frutinha continha dentro de si um pequeno agulheiro.

Viva o professor002 comp                          Viva o professor003 comp

 

 

EXPOSIÇÃO DE FOTOS DAS PROFESSORAS EM MOMENTOS MARCANTES DE SUAS VIDAS

Para comemorar o Dia do Professor, foi pedido aos professores do colégio que trouxessem fotos suas tiradas em momentos importantes, como por exemplo : de sua primeira comunhão, da festa  de seus quinze anos, sua formatura, casamento, etc.

A colaboração foi grande e esta exposição foi um sucesso.

Cada participante tinha um cantinho especial no mural da biblioteca, com seu nome e explicações das fotos.

Ninguém deixou de ver a exposição, que atraiu igualmente crianças e adultos. O cantinho de cada professora era decorado com figuras recortadas de flores, obtidas de papeis coloridos próprios para presente.

 

Não se esqueça de conferir também OUTROS EVENTOS, DIA DO FOLCLORE, DIA DAS CRIANÇAS, CONCURSOS LITERÁRIOS BIBLIOTECA MAIS ATRATIVA.

2 ideias sobre “Dia dos Professores

  1. Sou coordenadora de uma biblioteca escolar (mas de Ensino Médio) aqui em João Alfredo, Pernambuco, e estava buscando sugestões de como homenagear os professores em seu dia (que já está bem próximo!), então me deparei com estas dicas super legais.
    Parabéns pelas atividades desenvolvidas!
    Adorei praticamente tudo. Vou tentar fazer, pelo menos, a cartinha enigmática e o concurso de mini-livros.
    Beijos

    • Meu principal objetivo, ao criar este site, foi justamente dividir minhas ideias com coordenadores e bibliotecários de outras bibliotecas, principalmente as escolares. Fico muito feliz quando sinto que este objetivo está sendo alcançado! Tenho certeza que, ao tornar a visita à biblioteca mais atrativa, conseguimos também aproximar mais os seus usuários dos livros que a compõem. Parabéns pelo seu entusiasmo e um grande abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *