Presépio nº 04:
2014 – Como quis fazer uso das peças do presépio que herdei do meu avô, coloquei mais uma caixa grande de papelão na parte da frente, para ampliar o espaço.
1ª Etapa
1. A estrela neste ano ficou mais vistosa e brilhante.
A base do presépio foi montada com móveis e caixas.
2. Todas as caixas são presas umas às outras com fita gomada, para que fiquem bem firmes. Afinal, nada pode “despencar” neste cenário ! A gruta foi feita com uma caixa grande de papelão em que se conseguiu dar a forma arredondada da entrada da gruta através de uns cortes com tesoura. Um pedaço de manta de fibra que teve sua frente franzida com linha ajuda a dar o contorno da entrada da gruta.
3. Aproveitando uma embalagem de isopor, foi montado um lago com água de verdade, encaixando na mesma um pirex revestido de papel celofane azul. Uns peixinhos recortados em plástico foram colocados neste lago, para dar mais graça a este recanto do presépio.
4.Sacolas de plástico com papel de jornal amassado dentro ajudam a dar a forma no alto das montanhas (usando fita gomada para fixa-los no lugar desejado)
Papel crepom verde foi usado para cobrir todo o cenário. Estes papéis podem ser reutilizados muitas vezes, pois o resultado é bom, mesmo que estejam meio amassados.
5. Tudo já coberto, nesta foto podem ser observados o lago na montanha e a lâmpada em forma de chama tremeluzente no interior da gruta.
6. Detalhe do lago, mostrando que o acabamento do mesmo foi feito de forma assimétrica, para parecer mais natural (caso contrário pareceria uma piscina moderna)
2ª Etapa
Começando a colocar grama, e “barba de velho” para que fique com aspecto bem natural.
Os acessos à gruta e ao “anexo” do presépio receberam degraus para que os personagens tivessem como chegar.
Pedrinhas formam os caminhos, de forma irregular, e os pequenos gravatás dão o toque de beleza, junto com pequenas flores e plantinhas graciosas compradas em uma loja de venda de mudinhas.
Finalização: Depois de muitas horas de trabalho prazeroso, vem a alegria de finalizar colocando as figuras e depois ficar parada admirando a cena. Todo o trabalho é feito ao som de músicas de Natal, para ajudar a dar “o clima”.