Presépio nº 05:
2015 – Neste ano mudei o local onde faço o presépio com a intenção de fazê-lo menor. No entanto, ficou mais complicado de fazer… pois ficou visível por três lados e utilizou um grande número de caixas em sua base.
1- Comecei com duas mesas.
2- Acrescentei várias caixas para dar diversos níveis ao presépio.
2ª Etapa: Iluminação
Na caixa que servirá para fazer a gruta coloquei a iluminação. Como as pequenas lâmpadas natalinas costumam esquentar facilmente, as coloquei dentro de um recipiente de vidro, para evitar um possível incêndio.
3ª Etapa: Fixação da estrutura
Todas as caixas devem ser fixadas com fita crepe entre elas e em relação a mesa base.
4ª Etapa: Moldagem das montanhas
Para dar um efeito mais natural à paisagem coloquei sacos de plástico com jornal amassado dentro, sem esquecer de fixá-los bem.
5ª Etapa: Estruturando a gruta
Como foi utilizada uma caixa retangular normal para fazer a gruta, utilizei fibra que franzi para dar um aspecto mais arredondado para a entrada da mesma.
6ª Etapa: Proteção contra umidade
Como coloco muitas plantas naturais (que precisam ser regadas) para dar um acabamento mais natural à paisagem, cubro toda a estrutura do presépio com sacos plásticos grandes.
7ª Etapa: Colocação da cobertura final
Neste presépio utilizei TNT marrom para dar o acabamento final moldando as montanhas e caminhos, tendo o cuidado de fixar tudo com fita crepe ao plástico que forrou todo a estrutura.
8ª Etapa: Colocação da barba de velho e plantas
1- A barba de velho deve ter sido previamente limpa para retirar os pequenos pedaços de galhos e sujeiras.
Utilizei pedras naturais e gravatas, além de pequenas plantas (floridas ou não) compradas em uma loja que vende mudas de plantas.
2- Como este presépio ficou com três lados visíveis, se tornou mais trabalhoso para dar os acabamentos.
9ª Etapa: Colocação das peças e personagens do presépio
Finalização:
OBS.: Após caminharem pela casa durante todo o mês de dezembro…finalmente chegam os Reis Magos ao Presépio no dia 6 de janeiro