Presépio nº 08:
2017 – O presépio deste ano foi planejado menor e em um plano mais alto para facilitar sua montagem devido a problemas com minha saúde.
1ª Etapa: Base
- A base do presépio foi montada com dois móveis, uma cristaleira e uma mesa oval. Um pedaço grande de papelão ajudou a aumentar a base para a montagem.
- A cobertura dos móveis foi feita com um tecido verde escuro, modelado e preso com a ajuda de alfinetes. Deste modo foi possível permitir que as portas da cristaleira pudessem continuar a ser abertas e fechadas para a retirada e colocação dos copos e taças, tão necessários para estes dias de festa.
3. Todas as caixas usadas para a montagem das montanhas e caminhos foram presas umas às outras e na base com fita gomada, para que ficassem bem firmes.
A gruta foi montada com uma caixa grande de papelão. Um pedaço de manta de fibra, que teve sua frente franzida com linha, ajudou a dar o contorno da entrada da gruta, como já tinha sido feito em presépios de outros anos.
3ª Etapa: Iluminação
Foi colocada uma vela com lâmpada de LED branca (alimentada por uma bateria) no canto da gruta, num lugar acessível para o manuseio rápido de ligar/desligar.
4ª Etapa: Modelagem do presépio
Ao lado da gruta, em cima e ao redor das caixas pode-se observar a colocação de sacos plásticos cheios de jornal amassado ou esponja, para ajudar a dar forma às montanhas. Depois, tudo foi coberto com TNT verde bem farto, para modelar melhor o presépio.
5ª Etapa: Colocação da barba de velho.
Duas placas quadradas de grama de plástico verde ajudaram a finalizar a paisagem.
As barbas de velho, já limpas de qualquer galhinho ou folha foram espalhadas por todo o presépio, de maneira que ainda aparecesse o tecido com suas dobras, para imitar melhor as formas das montanhas.
6ª Etapa: Colocação das plantas
Pequenos gravatás, mudinhas de folhagens, flores artificiais e algumas pedras de formato bonito compõem a proposta de imitação da natureza deste presépio.
Agora, a parte mais interessante: A colocação das figuras do presépio e de outros enfeites, como o poço de água, a pata com seus patinhos e o fardo de lenha.
O menino Jesus não aparece nesta foto pois só foi colocado posteriormente na noite de Natal . A tradição em nossa família é o mais novo em idade que está presente na festa colocar só neste momento o Menino Jesus para assim simbolizar o seu nascimento..