Dicas e Descobertas na Noruega

Motivação para visitar este lindo país eu tinha de sobra! Sou descendente de um corajoso homem que deixou sua pátria e sua família em busca do sonho de conseguir fortuna na Califórnia e depois voltar para usufrui-la com os seus. Infelizmente não deu certo este plano e ele se viu obrigado a ficar!

Felizmente para nós, que aqui nascemos! Esta família conseguiu crescer muito por aqui. E em alguns de nós ficou esta vontade de conhecer a pátria de origem de Gjert Olsen.

Em busca de Storen, de onde ele saiu, passamos primeiro em Oslo, a bela capital. Muita coisa a ser vista por lá…

Oslo

DSC03510 comp

DSC03563 comp

 

 

 

 

 

DSC03579 comp

 

DSC03524 comp

 

 

 

 

 

DSC04492 comp DSC04531 comp DSC04540 comp SDC10311 comp SDC10318 comp SDC10339 comp

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Bergen

De Oslo fomos a Bergen de trem, para admirar as belas paisagens durante o longo percurso.

DSC03674 compDSC03634 comp

 

DSC03700 comp

A data de nossa visita era a que costuma ter menor precipitação chuvosa na cidade… Doce ilusão!

Fortes chuvas e ventos reviraram nossas sombrinhas chegando a quebrar o cabo de uma delas…Mas valeu a pena mesmo assim.

É uma cidade encantadora, como dá para ver nestas fotos.

DSC04045 comp

DSC03997 compDSC04044 comp

 

 

 

 

 

 

 

Bergen é a segunda maior cidade da Noruega, tendo sido sua capital até 1299 e é conhecida como a cidade mais chuvosa da Europa! Mesmo no inverno é mais comum chover lá do que nevar porque o mar da Noruega é aquecido pela corrente marítima que vem do Golfo do México. Por sinal, este mesmo fato é que favorece o aparecimento dos bacalhaus na época da procriação. A parte antiga da cidade ligada à baía, chamada Bryggen,  cercada por casas datando do tempo da Liga Hanseática, integra a lista do patrimônio da humanidade da Unesco.DSC03710 comp

Em Bergen fiz minha estreia em albergues…e vi que esta forma de se hospedar é bem DSC03711 compdiferente do que eu imaginava. Muitas famílias usam também este recurso, não só jovens aventureiros!

Bem equipado, o albergue possibilita reduzir os gastos com hospedagem e alimentação, sem dispensar um certo conforto !

Vale lembrar que na Noruega tudo é muito caro ! Compra-se comida semi pronta em um supermercado, e num instante uma bela refeição é preparada na cozinha do albergue… Os pontos negativos são o banheiro fora do quarto e dividir com estranhos a acomodação…

 

Subimos de funicular ao monte Floyen para ver a maravilhosa vista da cidade , de onde dá para ver bem a entrada do porto. DSC04049 comp

Lá em cima encontramos uma representação da mitologia da região, o troll.  Os antigos achavam que existiam várias criaturas escondidas nas florestas e montanhas, que tinham poderes sobrenaturais, a quem eles chamavam de “trolls”.

Eles só saiam de seus esconderijos à noite, por não suportarem a luz do sol. Quando se esqueciam de se proteger do sol, transformavam-se em pedra, havendo muitos lugares onde as rochas tem o feitio de trolls. DSC04066 comp

Eles tinham narizes longos e curvados, somente quatro dedos em cada mão e cada pé e ainda uma cauda comprida e peluda. Alguns eram gigantes e outros eram anões. Os Trolls podiam ficar muito irritados, por isso considerava-se muito importante nunca os ter como inimigos. Mesmo hoje há quem acredite que é recomendável manter boas relações com os trolls, uma vez que não se sabe quando pode acontecer se encontrar com um deles. DSC03837 comp

 

 

Os fiordes surpreenderam além da beleza esperada, com belas cachoeiras que fazem parte desta vista.

 

 

 


dsc04354-480x640

Catedral gótica de Trondheim. Construída a partir de 1070 em diante, sobre o túmulo de St. Olav, o rei viking que trouxe o cristianismo para a Noruega, a catedral foi concluída por volta de 1300.

Trondhein foi a cidade de onde meu bisavô partiu, a bordo de um navio comprado por setenta homens para uma viagem em busca do ouro da Califórnia…mas que viram sua viagem e seu sonho acabar no Rio de Janeiro, após uma tempestade que destruiu seu navio.

 

Depois de trabalhar um tempo na oficina das carruagens do imperador, Gjert fugiu da peste que grassava na cidade e foi parar em Joinville, onde junto com outros pioneiros ajudou a construir esta bela cidade de Santa Catarina e onde formou uma nova família por aqui no Brasil !

 

 


Storen é uma pequena cidade que possui um único hotel onde também funciona um Clube de Pesca. Mas, como disse orgulhosamente a dona do hotel, em Storen agora já existe também um shopping!

Aqui, foto da bela igrejinha onde fomos à procura de informações dos parentes e visitamos o cemitério.

Curiosidade, em quase todas as casas de Storen vimos estes “pula pulas” no jardim. Será que é para fazer exercícios e exorcizar o frio ? Ou as crianças de lá são muito cheias de energia e precisam desta válvula de escape? Isto explicaria, em parte, os meus netos terem também estes excessos de energia em terra tropical…

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *