Ser Professora é …

(Comemoração do dia dos professores na escola)

 

  1. Roteiro e falas
  2. Cenário
  3. Personagens
  4. Objetos de cena
  5. Efeitos especiais
  6. Roteiro p/ contra regras do som
  7. Figurinos
1 – Roteiro e falas
 
Música 1
NARRADOR:
Ser professora é…
CENA I:
(Uma menina dando aula para um monte de bonecas sentadinhas no chão. Cada boneca está com um livrinho na frente dela. A professorinha escreve no quadro negro)
NARRADOR:
…Treinar desde pequenina para a grande missão…
(Fecha a cena, com duas pessoas esticando uma lona presa em dois pedaços de madeira)
CENA II:
(Uma fila de candidatos a professores na frente de uma placa com o nome da escola, todos com aspecto de cansados, com teias de aranha, entre eles, A fila é bem comprida)
NARRADOR :
…Penar para conseguir uma vaga para trabalhar”.
(Fecha a cena, com duas pessoas esticando uma lona presa em dois pedaços de madeira)
Música 2
CENA III:
 (Professora dando aula para um monte de “capetinhas”: As crianças se levantam e sentam sem parar, ficam conversando entre si, se provocam).
NARRADOR:
…Ficar felicíssima com os “anjinhos” que recebe como alunos…
(Fecha a cena, com duas pessoas esticando uma lona presa em dois pedaços de madeira)
CENA IV:
(Professora se maravilhando com pedacinhos de papel que as crianças trazem para mostrar para ela).
NARRADOR :
“Achar lindo tudo que seus aluninhos escrevem”.
(Fecha a cena, com duas pessoas esticando uma lona presa em dois pedaços de madeira)
CENA V:
(Professora com máscara de monstro e cartaz com um zero gigantesco na mão, se apresenta em frente ao pano que está fechando a cena, para dar tempo de arrumarem a cena seguinte por trás )
NARRADOR :
…Procurar oferecer sempre os “melhores” incentivos para o pessoal estudar…
(A professora “monstro” sai de cena, e as duas pessoas que estão esticando uma lona presa em dois pedaços de madeira abrem para o novo cenário, que é na casa da professora)
CENA VI:
(Professora corrigindo pilhas gigantescas de cadernos em casa, atrás dela um cartaz LAR DOCE LAR, e embalando com o pé um carrinho de bebê e com a mão esquerda mexendo uma panela com colher de pau).
NARRADOR :
…Não saber por que os finais de semana passam tão rápidos…
(Fecha a cena, com duas pessoas esticando uma lona presa em dois pedaços de madeira)
CENA VII:
(Professora recebendo beijos e flores de alunos).
NARRADOR :
…Saber que vale a pena, apesar de tudo !
CENA VIII:
(A professora sai abraçada com os alunos.)
Música 1
2 – Cenário
Cena I
Quadro negro
3 bonecas sentadas no chão, em cima de um tapete.

 

Cena II
Cartaz com o nome da escola.
Fila de candidatas a professora, com teias de aranha unindo os corpos delas, para dar ideia de que estão esperando muito tempo.

 

Cena III
Quadro negro
Algumas cadeiras em frente do quadro negro.

 

Cena IV
Mesmo cenário da Cena III

 

Cena V – Sem cenário, a cena se passa na frente da cortina.

 

Cena VI –
Mesa com pilha grande de cadernos.
Na parede, cartaz dizendo LAR DOCE LAR.
Carrinho de bebê do lado da mesa.
Outra mesa, representando um fogão, com uma panela em cima e uma colher de madeira.

 

Cenas VII e VIII :
A cortina de lona permanece fechada, e a professora passa em frente, com uma pilha de cadernos na mão, como se estivesse indo embora para casa, e os alunos vem se despedir dela.

 

3 – Personagens
Narrador
Professora 1 –  Cena I
Cinco Candidatas a professora 2 A, 2 B, 2 C, 2 D, 2 E –  Cena II
Professora 3 (dos capetinhas) –  Cena III  e Cena IV
Professora 4 (de máscara) – Cena V
Professora 5 (corrigindo cadernos) – Cena VI
Professora 6( recebendo beijos e abraços dos aluninhos) –  Cena VII e Cena VIII
Personagem neutro1 (abrir e fechar cenas)
Personagem neutro 2 (abrir e fechar cenas)

 

4 – Objetos de cena
Lona presa em duas ripas de madeira, no tamanho suficiente para tapar a cena que terminou de acontecer e permitindo que sejam trocados os cenários e objetos de cena.

 

Cena I
3 bonecas sentadas
3 livrinhos
1 quadro negro e giz

 

Cena II
Placa com o nome da escola.
Teias de aranha ligando as professoras umas às outras (feitas de barbante).

 

Cena III
Quadro negro e giz
Cadernos
Diversos lápis

 

Cena IV
Diversos bilhetinhos e cartões.
Desenhos feitos pelas crianças.

 

Cena V
Máscara de monstro
Cartaz com um zero bem grande e destacado.

 

Cena VI
1 mesinha para corrigir cadernos.
1 pilha grande de cadernos em cima desta mesa.
1 cartaz escrito LAR DOCE LAR.
1 carrinho de bebê com um boneco dentro todo agasalhado.
1 mesa simbolizando o fogão.
1 panela com uma colher de pau.

 

Cena VII
2 pequenos ramalhetes de flores.

 

5 – Efeitos especiais
Não são necessários.

 

6 – Roteiro p/ contra regras do som.
Música 1 – Música alegre
Música 2 – Música mais rápida, de suspense, para caracterizar o estresse da professora  com a bagunça dos alunos.

 

7 – Figurinos
Narrador –  Roupa normal contemporânea.

 

Personagens neutros (com a função de fechar e abrir as cenas) – Traje todo preto, tipo camiseta de manga comprida e decote fechado, calça comprida de malha, sapatilha preta e com o cabelo curto ou preso. A ideia é fazê-los passar de maneira mais despercebida possível, como se fossem invisíveis.

 

Professora 1 – Como é uma menina brincando de professora, traje normal infantil.

 

Professora 2 – (A, B, C, D, E) As 5 candidatas a professora usam traje normal contemporâneo.

 

Professora 3 – Nas duas cenas, usa guarda –pó branco.

 

Professora 4 – Na cena V, usa guarda-pó e máscara.

 

Professora 5 – Na cena VI, que se passa na casa da professora, usa roupa caseira contemporânea.

 

Professora 6 – Nas cenas VII e VIII, usa guarda-pó.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *