Clubinho dos Amigos do Rosário

Por ocasião do início das aparições de Nossa Senhora em Medjugore veio trabalhar conosco na biblioteca uma irmã idosa chamada I. Zita, que me contou sobre o que estava acontecendo lá na Bosnia Herzegovina. A partir deste conhecimento me senti tocada profundamente, e comecei a divulgar as mensagens que lá eram recebidas diariamente.

Daí nasceu o Clubinho dos Amigos do Rosário, em que as reuniões eram realizadas na capelinha do colégio, semanalmente, todas as quartas feiras na hora do recreio.

As crianças encontravam diversas almofadas enfileiradas no chão, cada uma com um pequeno terço em cima. Ao lado do sacrário estava sempre colocada a figura de um dos mistérios do rosário, do qual se iria rezar uma dezena. Após breve explicação,  se rezava e eles assinavam presença. Após três comparecimentos, que não precisavam ser seguidos, já eram considerados sócios, e recebiam uma carteirinha.

Os sócios ajudavam a distribuir as mensagens de Nossa Senhora, participavam de dramatizações bíblicas, e eram incentivados a conhecer melhor a oração do Rosário. Algumas destas dramatizações estão também neste site, à disposição de quem quiser usá-las. Os cenários, figurinos e também os textos, foram adaptados ou criados por mim, e executados com a ajuda de diversas professoras do colégio e funcionárias da biblioteca.

CORREIO CELESTEAnjinho Carteiro002 comp

Esta foi uma atividade que também fez parte da história do Clubinho dos Amigos do Rosário. Colocamos uma bela figura de anjinho (usando uma sacolinha de carteiro) na capelinha, durante as reuniões do clubinho, e incentivamos as crianças a ali colocarem seus pedidos à mãe celeste, em forma de cartinhas, dizendo que o anjinho as encaminharia ao destino.

 

 

Anjinho Carteiro001 comp

Pedidos comoventes se multiplicaram, sendo um mais fervoroso que o outro. Tenho certeza que nossa mãe do céu fez o possível para atende-los, pedindo ao seu filho as graças necessárias para tanto.

 

 

 

 

 

AS OVELHINHAS
Esta dramatização do nascimento do Menino Jesus foi realizada por professoras e seus alunos no final do ano. Como sabiam que existiam três ovelhinhas  no acervo de objetos de cena  do Clubinho dos Amigos do Rosário,elas  foram pedidas emprestadas e ficamos felizes em atender.20140709_120019 comp

Estas ovelhinhas haviam sido confeccionadas para uma de nossas dramatizações, com uso de caixas de papelão comuns, buscadas em supermercado gratuitamente. Cortando aqui e acolá, amassando  e colando em lugares certos, fomos criando e modelando estes animaizinhos tão interessantes. Depois, cobrimos com estopa usando cola branca comum.

Para finalizar, colamos  papel branco nas partes que compunham os rostos e pernas, colocamos as orelhas e desenhamos os detalhes como olhos e boca.Cenário Carneiros comp

Ao lado mostramos a foto em que estas ovelhinhas aparecem de frente, de lado e com a parte de baixo exposta. Assim dá para ter ideia de como ficaram. Ressalto que isto prova como podem ser feitas muitas coisas interessantes a partir de sucata.

 

 

COROAÇÃO DE NOSSA SENHORA
Antigamente, no final do mês de maio sempre era costume, nas paróquias, realizar a coroação de Nossa Senhora como Rainha do Céu e da Terra. Na minha infância eu havia participado de uma dessas  coroações  como anjinho, o que foi bem marcante para mim. Então resolvi reviver este costume  que muitas crianças nem conheciam, no colégio.

Mais uma vez, os sócios do Clubinho dos Amigos do Rosário foram chamados a colaborar, e as professoras e seus alunos também.

Ensaiamos a dramatização, como sempre, em diversos pequenos momentos “roubados” ao recreio, para que não fossem prejudicadas as aulas, mas respeitando o tempo que as crianças precisavam  para brincar e comer seus lanchinhos. Gostavam tanto de participar, que vinham expontaneamente se oferecer para isso.

Foi mandado para as professoras o roteiro do que se planejava realizar, com detalhes de como poderiam motivar seus alunos para bem aproveitarem  esta apresentação. E todas aceitaram, buscando fazer com que eles mesmos organizassem as homenagens que iriam  prestar para  Nossa Senhora. Cada turma troxe flores  e escreveu  cartazes que entregaram simbólicamente para Maria no final da coroação.20140709_114709 comp

Nesta  foto aparece  um  momento da dramatização realizada pelos sócios do Clubinho  no pátio da escola, durante alguns minutos  ajeitados entre uma parte do final do recreio e uma pequena  parte do início das aulas a seguir. Estas dramatizações nunca demoravam mais de 15 minutos nem menos de 12. As crianças se apresentavam em seu próprio turno de estudo, o que exigia muita organização porque tudo era realizado duplamente, no período matutino e no verpertino, com os mesmos trajes e objetos de cena. Mas sempre funcionou bem, com a ajuda das professoras e funcionárias da biblioteca, que abraçavam bravamente a causa.

 

DUAS PARÁBOLAS DE JESUS
Como as  diversas  pequenas dramatizações do Clubinho dos Amigos do Rosário estavam se repetindo e conseguindo agradar a todos, a Irmã Diretora nos solicitou que realizássemos uma especial, que deveria  abrilhantar a missa de comemoração dos 40 anos de fundação do colégio.

O tema  foi escolhido de acordo com o evangelho que seria  lido na missa festiva  a ser realizada no ginásio coberto do Colégio Catarinense: O Reino de Deus, exemplificado em duas parábolas de Jesus.

Adaptamos as duas histórias: uma que relatava como a menor das sementes que existe, a da mostarda, pode crescer  e se transformar numa árvore onde os pássaros vem pousar e fazer seus ninhos  e a outra, da mulher que amassa e assa o pão, fazendo-o crescer com o auxílio do fermento.

Como quase sempre, foi usado o recurso de um narrador  para que fosse facilitada a compreensão do que ocorria, sem que as crianças tivessem que decorar textos enormes e falar em  voz alta ou com auxílio de microfone. A função de narradora sempre cabia a mim, por praticidade, porque conhecia bem o texto e podia então corrigir alguma cena no decorrer da apresentação, se necessário.

O texto  completo e explicações  podem ser conferidos neste link: O Reino de Deus.
Aqui mostramos algumas fotos dessa apresentação.20140709_112633 comp

 

Jesus explica aos seus discípulos e ao povo, ao que é semelhante o reino de  Deus. Então esta cena é “congelada”, e começam a se desenrolar as cenas que vão demonstrar o que Ele falou.

 

 

20140709_113732 comp

Pai e filho plantam a pequena semente de mostarda

 

 

 

20140709_113911 comp

 

Após amassar o pão e colocá-lo para crescer, a mãe vai esperar que o fermento realize seu papel de levedar toda a massa.

Enquanto isso, trabalha em seu tear.

20140709_113455 comp

 

 

A filha prepara o forno para receber o pão já amassado e crescido pela ação do fermento.

Ela gostou de aprender com a mãe para que serve o fermento.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *