Montagem de Presépios

Um presépio representa a cena do nascimento do Menino Jesus, e então em nossa casa sempre o preparamos procurando imitar o mais possível uma paisagem natural, e deixando-o alguns dias sem os personagens principais, pois fazemos com que José e Maria percorram vários locais da nossa casa, como se estivessem viajando até Belém. Na noite de Natal, os dois já tendo chegado ao seu destino, reunimos a família e rezamos, enquanto a criança de menor idade que estiver presente coloca a figura do Menino Jesus na gruta, ao som de Noite Feliz.

Após esta cerimônia é que nos cumprimentamos, desejando um feliz e santo Natal a todos. Depois é que se distribuem os presentes que estão embaixo da árvore de Natal. Enquanto isto, os pratos especiais para esta data vão sendo colocados na mesa, onde todos se servem.

Os Reis Magos, dentro desta nossa tradição, começam nesta noite a caminhar também pela casa, até chegarem ao presépio no dia 6 de janeiro.

 

COMO MONTAR

Escolhido o local onde vai ser montado, podemos ter ideia de quanto material precisaremos. Se vamos precisar até esconder móveis embaixo dele, como já aconteceu conosco, fazendo com que ocupasse quase metade da sala…ou se será menor, ocupando algum lugar apropriado na casa.

Como este é um trabalho que considero fascinante, não meço esforços, e quanto maior o desafio, mais eu gosto de fazer! O importante é que seja montada uma paisagem o mais natural possível, sendo diferente a cada ano, mesmo que só nos detalhes. Já tivemos presépio com pontes, com plantações de verdade (alpiste) com lago de água artificial  (papel celofane azul) ou água de verdade…Grama de mentirinha, grama de verdade, plantas e flores naturais   adquiridas em alguma floricultura. Também usamos bastante a chamada “barba de velho”, que é encontrada nas árvores mais antigas, pequenos gravatás e bastante pedras bonitas de aspecto bem natural. Para os caminhos, areia ou pedrinhas pequenas.

A base da armação de um presépio destes sempre é formada por caixas de papelão unidas e bem presas com fita colante, porque seria frustrante o presépio desmontar sozinho! Forra-se a mesa e outros móveis com plástico, para que não se estraguem, pois as plantinhas que vão enfeitá-lo vão precisar ser molhadas, afim de não morrerem. Depois, com auxílio de papeis do tipo crepom verde ou de tecidos de algodão ou de TNT desta cor ou marrom, vai-se cobrindo a armação das caixas, de modo a formar as montanhas, clareiras e campos e rios desejados.

A gruta será a parte principal do presépio, então deve ser bem preparada para conter iluminação, e também ficam interessantes alguns materiais no interior dela que produzam algum brilho, simbolizando o grande milagre de um Deus nascer ali naquele lugar tão rústico. Esta iluminação tem que ser de tal forma que possa ser ligada e desligada quando se quiser.

As figuras do presépio são muito importantes, por isso vale a pena investir em peças bonitas, que acompanharão sua família por muitos anos, podendo levar esta linda tradição por muitas gerações. Falo isto porque tive a alegria de herdar as figuras do presépio de meu avô, que também amava armar presépios grandes,  tendo montado até um chafariz certa vez, em um deles, que fez na salinha debaixo de uma escada, colocando a lata de água lá em cima, para dar pressão ao mesmo. Como eu já tinha belas figuras de presépio, que comprei logo ao me casar, utilizo às vezes um e às vezes o outro.

Não tenho registrados todos os presépios que já montei, mas alguns estão postados aqui para dar ideias a quem quiser montar o seu.

17 ideias sobre “Montagem de Presépios

    • Não tenho vídeos, só as fotos que coloquei neste site. De algum tempo para cá resolvi fotografar o passo a passo das montagens, com o objetivo de dar ideias para quem quiser montar também o seu. Acho que Natal com presépio é mais feliz e verdadeiro!

    • Você vai ver que é só começar, as formas do presépio vão surgindo e nos deixando animados com o resultado…Você consegue ! E seu Natal vai ser mais feliz…

  1. Maravilhosos….amei a idéia de usar as caixas como base, da pra imitar perfeitamente as pedras. Vou tentar fazer!

    • Que bom que você se animou! As caixas sempre me permitiram maior versatilidade para montar meus presépio, tanto os grandes quanto os pequenos!

  2. Parabéns pelos presépios, são muitos lindos, já peguei idéias sua para fazer o meu primeiro presépio esse ano! Muito obrigada. ..

    • Fico super feliz quando meus presépios inspiram pessoas a também montarem um em suas casas, principalmente quando é a primeira vez! Que ele fique bem lindo, e te traga muitas alegrias…

  3. SEUS PRESEPIOS SAO LINDOS, TAMBEM ADORO MONTAR QUANDO CHEGA NOVEMBRO EU JA FICO ANSIOSO PARABENS!!!!!

    • Eu entendo sua ansiedade, pois também já estou imaginando onde farei o meu este ano, e quais novidades inventarei. Estou feliz em perceber que estou dando ideias e motivando as pessoas. Obrigada!

  4. Fíquei encantada com seu presépio. Estou inspirada a aumentar o meu esse ano.Abraços
    Que o Menino Jesus continue te iluminando.

    • Que bom!Eu também sempre gosto que meus presépios tenham alguma novidade, seja na montagem, seja na localização. Agradeço o incentivo!

  5. Parabéns. Muito lindo e gratificante. Da uma injeção de ânimo quando se vê um trabalho deste.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *