Ideias para Presépios

Natal é uma das festas mais maravilhosas, não é verdade? Pois o verdadeiro espírito desta festa é (ou deveria ser ) o amor.

Um presépio! Você tem? Ou não monta um porque acha que é muito trabalhoso, caro ou fora de moda? Com materiais que você provavelmente já tem em casa, mais algumas caixas de papelão, tecido de algodão ou papel crepom verde (ou marrom) e papel celofane para o interior da gruta, é possível montar um presépio com custo quase zero.

Aqui estão diversas sugestões de presépios, com explicações de como montar alguns deles e fotos de minha coleção de presépios .

Se você quiser saber mais como montar Presépios, Clique aqui em Montagem!

Alguns de meus presépios:

2019 – Este presépio acabou ficando maior que os outros por causa de caixas muito grandes que usei. Devido a isto não pude utilizar os tecidos que eu tinha para cobri-lo, precisando então usar papel crepom. Veja aqui o passo a passo. (em construção…)



2018 – O presépio deste ano foi similar ao do ano passado devido a minha dificuldade em me abaixar muito. Veja aqui o passo a passo. (em construção…)


2017 – O presépio deste ano foi planejado menor e em um plano mais alto para facilitar sua montagem devido a problemas com minha saúde. Veja aqui o passo a passo.

2016 – Neste ano resolvi fazer dois presépios. Um tradicional na sala e um tecnológico na lareira. Veja aqui o passo a passo do tradicional.

Veja aqui o passo a passo do presépio tecnológico.

2015 – Neste ano mudei o local onde faço o presépio com a intenção de fazê-lo menor. Veja aqui o passo a passo.

2014 – Desta vez fiz a cobertura do presépio com papel crepom verde. E adaptei uma extensão para a frente do mesmo a fim de acomodar melhor as figuras grandes do presépio antigo que herdei de meu avô. Veja o passo a passo deste também.

2013 – Para cobrir as montanhas e tudo o mais neste presépio, usei TNT marrom, ficou bem mais fácil. Fotografei o passo a passo.

2011 – Usando agora um espaço maior na sala, este presépio teve até uma ponte sobre o “rio”, uma estrela na parede e iluminação dentro da gruta. O grande desafio foi o uso de um tecido de forro escorregadio que usei para cobrir as montanhas. Literalmente, tive que costurar este presépio todo, para conseguir que tudo ficasse em seu devido lugar!!!

2009 – Nesta montagem dá para ver bem o brilho colocado no interior da gruta (papel celofane furta-cor).

2008 – Com as peças grandes e antigas que herdei de meu avô, este presépio teve até um lago (feito com celofane azul).

2007 – No mesmo local, em outro ano, ambientação diferente.

2005 – Na nova casa, aproveitando o espaço de um jardim interno. Tábuas de madeira e papel crepom metalizado marrom foram usados, para dar naturalidade à cena. Detalhe: o Menino Jesus ainda não havia “nascido”, pois a foto foi tirada antes da noite de Natal.

2004 – Em minha casa anterior, que era bem maior, metade da sala foi ocupada pelo presépio. Sofás e mesas de centro ficaram sob ele. Veja aqui o passo-a-passo.

2002 – Neste ano, também os móveis, sofás e mesas, foram parar embaixo do presépio, que ocupou todo o canto de outra sala.

2001 – Os personagens do presépio espalham-se em vários níveis e o anjinho sobre a gruta.

2000 – Presépio e árvore de Natal montadas lado a lado. E o aproveitamento de uma tapeçaria na parede servindo como base para um céu estrelado. Veja aqui o passo-a-passo.

1999 – Presépio pequeno mas, completo. A menina conseguiu colocar o Menino Jesus sem se queimar na velinha acesa.

1993 – Uma rampa e uma escadinha de pedras dão acesso à gruta.

1992 – A criança mais nova da família, presente na festa de Natal, coloca o Menino Jesus na gruta.

Aqui a armação para fazer a gruta foi um belo galho seco.

13 ideias sobre “Ideias para Presépios

  1. Parabéns por sua criatividade, bom gosto e generosidade em divulgar seus ensinamentos para todos. Muito obrigada e Feliz Natal, Vera

    • Que bom que você gostou. Divulgo os meus presépios para incentivar outras pessoas a continuar com esta tradição tão bonita.
      Feliz Natal para você também e todos os seus. Em breve estarei postando o deste ano!
      Atenciosamente, Diva.

  2. Muito lindo seu trabalho. Estou entrando a cada momento, pois estou tentando criar um presépio com recicláveis também…
    Parabéns pelo seu trabalho!

  3. Estou visitando a cada momento seu site pois estou tentando criar um e estou sem dinheiro. quero usar recicláveis, mas Parabéns pelo trabalho. Muito lindo

  4. Parabéns!!! Estou encantada. Adoro presépio e todos os anos monto um pequenininho. Mas agora irei montar um grande. Adorei suas dicas. É uma artista. Deus lhe abençoe e lhe ilumine para que continue com essa criatividade. Estou realmente encantada. Grande beijo no coração.

    • Que bom, fico muito feliz de que meus presépios tenham uma fã que nem você. Gostaria muito de receber uma foto do seu presépio. Abraços e Feliz Natal.

  5. Parabéns pela sua criatividade! Todos os anos também monto um presépio na minha casa. E cada ano tem uma novidade! irei aproveitar as suas ideias, são maravilhosas!

  6. Belíssimo o seu trabalho e dedicação para reproduzir e sobretudo sensibilizar a tantos do verdadeiro sentido do Natal, da necessidade de se mostrar que a maior realeza nasce do amor, da simplicidade. Deus novamente mostrou que ele só exige amor e que esse amor não precisa de riqueza material, mas especialmente espiritual, de comunhão com seu maior mandamento.

    Também costumo montar presépio em casa e certamente me inspirarei em algumas ideias suas.
    Na verdade, a cada ano nossos presépios se modificam e, no meu caso, sempre saem diferentes daquilo que pensei inicialmente.

    PARABÉNS! QUE DEUS SEMPRE LHE ABENÇOE.

    • Obrigada pelas suas bondosas palavras. Que bom ter achado boas ideias no meu site para os seus presépios, fico bem feliz! Gosto de montar meus presépios imitando a natureza, e envolvo filhos e netos na busca de plantinhas e objetos para colocar neles…Faço os personagens viajarem pela casa, até a chegada ao presépio. (Maria, José e o burrinho) Depois, são os reis magos e o camelo que também percorrem diversos lugares da casa, até a chegada no dia seis de janeiro. Na hora em que a família se reúne ao redor do presépio para rezar, a criança mais nova que está presente é quem coloca o menino Jesus na gruta, simbolizando seu nascimento. Eu amo tudo isso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *